Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Contabilidade Básica # Aula 1

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.




Curso Contabilidade Geral Básica


Nos anos 2007 e 2009 a Contabilidade no Brasil iniciou uma fase de mudanças em procedimentos, regras e apresentação das demonstrações contábeis. A novidade que vou destacar, nesse cenário de mudanças, é a instituição da Demonstração dos Fluxos de Caixa.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi introduzida legalmente na Contabilidade brasileira por meio da Lei 11.638 de 2007, dando nova redação ao inciso IV do art. 176 da Lei 6.404/76.

A forma prática para apresentação da DFC ficou por conta da publicação do Pronunciamento Contábil CPC 03, do Comitê de Pronuncimentos Contábeis, e da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral – NBC TG 03, do Conselho Federal de Contabilidade.

O objetivo da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durantes um determinado período, e com isso ajudar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) indicará as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se, no mínimo, em três fluxos:

I – das operações

II – dos financiamentos

III – dos investimentos

Na minha opinião, compreender os Fluxos de Caixa, analisando o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e as demais informações dispostas em Notas Explicativas, é uma ação de perícia, de lógica, de domínio da própria contabilidade.

Outro ponto a destacar são as questões de concurso público ou do Exame de Suficiência de Contabilidade. Tais questões, ou solicitam conhecimentos teóricos, ou conhecimentos práticos, para encontrar os valores dos fluxos das operações, dos financiamentos e dos investimentos. Comecei a empreender esforços, preparando videoaulas de resolução de questões, mostrando caminhos, segredos e macetes para o acerto de questões.

Inclusive, esse assunto, Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), é bastante analisado no nosso Curso Contabilidade Básica (Clique AQUI) e na resolução de questões do Curso Exame de Suficiência (Clique Aqui).

Vamos, agora, a uma primeira Videoaula sobre Demonstração dos Fluxos de Caixa que disponibilizo aqui aos interessados no assunto.

Ah! Abaixo da Videoaula tem um formulário pra você assinar nossa lista de Contabilidade Básica para receber novidades sobre videoaulas, dicas e, também, sobre o nosso Curso Contabilidade Básica.





Curso Contabilidade Geral Básica


Links relacionados:

>> Aula 2 – Demonstração dos Fluxos de Caixa [Contabilidade Básica]

>> Curso Contabilidade Básica

Por: Renato Santos Chaves

Mantenha-se atualizado!

Insira o seu melhor email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do site!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

1 comentário


  1. RENATO SANTOS CHAVES TEM DIDÁTICA 10 (DEZ) e o curso é bem apresentado e fundamentado. Recomendo a todos os envolvidos com a Contabilidade Pública.

Comentários encerrados.