Contabilidade

Contabilidade Básica e Contabilidade Pública

Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto da contabilização.

Contabilidade Básica

Contabilidade Básica ou Geral estuda toda a conceituação da contabilidade, a exemplo de princípios e técnicas que dão respaldo aos outros ramos da contabilidade. São ramos ou espécies da Contabilidade Geral: Contabilidade Comercial, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Rural ou Agropecuária, Contabilidade Avançada, Contabilidade Pública, dentre outros ramos.

Princípios de Contabilidade (PC) – os Princípios representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País.

A observância dos Princípios Contábeis é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Na aplicação dos Princípios Contábeis a situações concretas, a essência deve prevalecer sobre a forma. 

Princípios Contábeis: 1) Entidade; 2) Continuidade; 3) Oportunidade; 4) Registro pelo Valor Original; 5) Competência; 6) Prudência.

Técnicas de Contabilidade: 1) Escrituração Contábil; 2) Demonstrações Contábeis; 3) Análise de Balanços; 4) Auditoria.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.Contabilidade Pública 

O objetivo da CASP é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social. 

O objeto da CASP é o patrimônio público

A função social da CASP deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social. 

O campo de aplicação da CASP abrange todas as entidades do setor público.

*******************************************************************************

Curso Contabilidade Básica

Curso Contabilidade Pública

“Nada detém o conhecimento”

Assine nossa lista para manter-se atualizado!

Insira o seu melhor email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do site!>