Auditoria Governamental é a técnica que visa analisar se determinados atos e fatos administrativos estão consonantes com critérios preestabelecidos, sustentada em procedimentos específicos, devendo ser relatada a situação encontrada com respaldo em evidências e provas consistentes.
Na administração pública, a auditoria é essencial para assegurar aos interessados que os recursos públicos estão (ou não) sendo alocados de acordo com as normas de regência, em prol da sociedade. Neste aspecto, a auditoria governamental pode se desdobrar em conformidade, financeira ou operacional.
Diversos órgãos de controle realizam auditorias ou trabalhos com nomenclaturas semelhantes, a exemplo de inspeções e análises. Em qualquer caso, o mais importante é o profissional dominar e ter consciência das normas, técnicas, procedimentos e avaliação das responsabilizações de pessoas físicas ou jurídicas, quando for o caso, apresentando um trabalho confiável e de qualidade para as partes interessadas, principalmente a sociedade.
E a melhor aprendizagem se dá por meio de estudos de casos de auditorias reais. Assim, neste curso de auditoria governamental, você vai acompanhar o planejamento de variadas auditorias, as técnicas utilizadas, como o relatório deve ser formatado e como os responsáveis por desvios devem ser tecnicamente identificados.