Curso curto e objetivo para gestores

Auditoria Preventiva em Licitações e Contratos

Guia prático para reduzir riscos, fundamentar decisões e estruturar documentação defensável em contratações públicas — com foco em conformidade, governança e segurança jurídica.

⏱ Duração: ~6 horas Certificado Acesso ao Moodle: 60 dias Bônus: Consultor Licita-IA

Indicado para gestores, ordenadores de despesa, fiscais de contrato, controle interno e assessorias.

O que você vai aprender

  • Como o controle costuma analisar licitações e contratos: lógica de auditoria, riscos e achados.
  • Erro grosseiro (LINDB): quando aumenta a exposição do gestor e como reduzir risco com método e documentação.
  • Impugnação de edital: como identificar problemas e estruturar fundamentos (sem “achismos”).
  • Recursos em licitações: como decidir e fundamentar para evitar nulidades e retrabalho.
  • Cláusulas restritivas/direcionadas: sinais de alerta e boas práticas para prevenir restrição indevida.
  • Fiscalização e ateste: como organizar evidências, rotinas e registros na execução contratual.
  • Prevenção de responsabilização e improbidade: foco em conduta, motivação, proporcionalidade e trilha documental.
  • Jurisprudência comentada do Tribunal de Contas da União (TCU): como evitar irregularidades na fase de licitação, gestão e fiscalização de contratos administrativos.
Abordagem ética e institucional

O curso é orientado à prevenção e à conformidade. Não é assessoria e nem substitui parecer jurídico.

Como funciona

1) Curso (Moodle)

  • Acesso por 60 dias (curso curto, direto ao ponto).
  • Aulas organizadas por risco e fase: edital, julgamento, contratação, execução e controle.
  • Materiais de apoio: checklists e roteiros práticos.

2) Bônus: Consultor Licita-IA

  • Liberado imediatamente.
  • Uso para dúvidas pontuais: cláusulas, riscos, fundamentos, boas práticas e trilhas de documentação.
  • Não substitui decisão administrativa ou parecer jurídico.

Investimento: R$ 147,00

Para quem é

  • Gestores públicos que tomam decisões em licitações e contratos e querem mais segurança jurídica.
  • Quem precisa reduzir retrabalho, impugnações, nulidades e riscos na execução contratual.
  • Equipes que desejam padronizar rotinas de fiscalização, ateste e registros.

O que você leva para o trabalho

  • Um método simples para identificar riscos por fase (antes de virar problema).
  • Checklist de documentação defensável (o que registrar e como registrar).
  • Critérios práticos para diferenciar falhas formais x falhas graves.
  • Base para decisões mais consistentes em recursos e impugnações.

Dúvidas frequentes

O curso serve para equipes, além do gestor?
Sim. O foco é o gestor, mas o conteúdo é aplicável a fiscais de contrato, controle interno e assessorias, especialmente para padronizar rotinas e documentação.
O Consultor Licita-IA analisa edital completo?
O Consultor Licita-IA é voltado à análise de trechos e dúvidas pontuais (cláusulas, requisitos, riscos e fundamentos). Isso reflete a prática: as decisões normalmente se concentram em pontos específicos.
O conteúdo substitui parecer jurídico?
Não. O curso e o Consultor Licita-IA são instrumentos de apoio à conformidade e à prevenção de riscos. Em situações complexas ou sensíveis, recomenda-se validação com a assessoria jurídica e/ou controle interno.
Quando o bônus é liberado?
Para manter uma experiência clara e segura: você acessa o curso e já recebe o bônus do Consultor Licita-IA para reforçar a aplicação prática no dia a dia.
MEI deve apresentar demonstrações contábeis para participar de licitações


Com Orientações e Jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU)

Governança em Licitações e Contratos (Contratações Públicas) oferece visão sistêmica do processo de licitação e de contratação na Administração Pública: visão de quem compra (Governo); visão de quem vende (Fornecedor); e visão de quem controla (Institucional/Social).

Governança em Contratações Públicas é ideal para capacitação técnica e profissional de agentes públicos e profissionais liberais (Advogados/Contadores), além de formar Analistas e Consultores para subsidiarem empresas no processo de licitação e contratação na Administração Pública.

O processo licitatório tem por objetivos (art. 11):

I – assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

II – assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

III – incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional e sustentável.

As contratações públicas deverão submeter-se a práticas contínuas e permanentes de gestão de riscos e de controle preventivo, inclusive mediante adoção de recursos de tecnologia da informação, e, além de estar subordinado ao controle social, sujeitar-se-ão às três linhas de defesa de governança e controle (art. 169).

A implementação das práticas de controle das contratações será de responsabilidade da alta administração do órgão ou entidade e levará em consideração os custos e os benefícios decorrentes de sua implementação, optando-se pelas medidas que promovam relações íntegras e confiáveis, com segurança jurídica para todos os envolvidos, e que produzam o resultado mais vantajoso para a Administração, com eficiência, eficácia e efetividade nas contratações públicas (art. 169, § 1º). 

Qualquer pessoa é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da lei de licitações e contratos administrativos (LLCA) ou para solicitar esclarecimento sobre os seus termos (art. 164). 

Lei 14.133/2021 – Licitações e Contratos Administrativos (por Títulos)

| Cursos Online: Auditoria, Contabilidade e Controles da Gestão Pública |