Governança em Licitações e Contratos

Governança em Licitações e Contratos

MEI deve apresentar demonstrações contábeis para participar de licitações

Governança em Licitações e Contratos Administrativos

  • Fundamentos de Governança nas Contratações Públicas
  • Planejamento e Fase Interna das Contratações
  • Critérios de Seleção do Fornecedor
  • Gestão e Fiscalização de Contratos
  • Consultoria, Auditoria, Integridade e Controle das Contratações
  • Estudo de Casos e Jurisprudência do TCU em Licitações e Contratos

Bônus exclusivo – você conta com orientações para:

  • Análise de Edital;
  • Impugnação, Recursos e Contrarrazões;
  • Orientações para Dispensa e Inexigibilidade de Licitação.

No ato da assinatura você paga o valor inicial de R$ 290,00 e depois renova no valor de R$ 49,00 por mês. Pode cancelar a assinatura quando quiser.

Você realiza sua assinatura no botão acima e adquire direito a reunião online via Google/Meet para sanar dúvidas e obter orientações quanto aos serviços oferecidos. Além disso, a área de membros contém vídeos com jurisprudências e temas importantes sobre licitações e contratos. Não está incluso neste serviço a produção de peça escrita (parecer ou relatório). Caso tenha dúvidas, pode me chamar no WhatsApp.

Com Orientações e Jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU)

Governança em Licitações e Contratos (Contratações Públicas) oferece visão sistêmica do processo de licitação e de contratação na Administração Pública: visão de quem compra (Governo); visão de quem vende (Fornecedor); e visão de quem controla (Institucional/Social).

Governança em Contratações Públicas é ideal para capacitação técnica e profissional de agentes públicos e profissionais liberais (Advogados/Contadores), além de formar Analistas e Consultores para subsidiarem empresas no processo de licitação e contratação na Administração Pública.

O processo licitatório tem por objetivos (art. 11):

I – assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

II – assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

III – incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional e sustentável.

As contratações públicas deverão submeter-se a práticas contínuas e permanentes de gestão de riscos e de controle preventivo, inclusive mediante adoção de recursos de tecnologia da informação, e, além de estar subordinado ao controle social, sujeitar-se-ão às três linhas de defesa de governança e controle (art. 169).

A implementação das práticas de controle das contratações será de responsabilidade da alta administração do órgão ou entidade e levará em consideração os custos e os benefícios decorrentes de sua implementação, optando-se pelas medidas que promovam relações íntegras e confiáveis, com segurança jurídica para todos os envolvidos, e que produzam o resultado mais vantajoso para a Administração, com eficiência, eficácia e efetividade nas contratações públicas (art. 169, § 1º). 

Qualquer pessoa é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da lei de licitações e contratos administrativos (LLCA) ou para solicitar esclarecimento sobre os seus termos (art. 164). 

Veja Abaixo Como Podemos te Ajudar!

O que é visão sistêmica do processo de licitação e contratação na Administração Pública?

É a visão minuciosa do início ao fim do processo licitatório verificando se a licitação está de acordo com os critérios estabelecidos (normas, orientações, jurisprudência). 

A fase seguinte à licitação é o contrato administrativo, ou outro instrumento semelhante, que estipule deveres e direitos entre as partes (governo/fornecedor) para a entrega do objeto que foi licitado. 

O interessado em Licitações e Contratos Administrativos pode trabalhar como Analista, Auditor, Assessor ou Consultor, seja ele de profissão regulamentada ou não.

Para tanto, é necessário que o interessado obtenha conhecimentos sistêmicos na seara das Contratações Públicas, que logicamente envolve o estudo de normas jurídicas e de conceitos contábeis e de gestão pública.

Quem é o público-alvo da capacitação?

Qualquer cidadão interessado em conhecer o tema licitações e contratos administrativos. Seja agente público para se capacitar, seja empresário, jornalista, advogado, contador ou profissional autônomo.

Como acessar a capacitação?

1. Acesso à plataforma online com fórum tira-dúvidas; 2. Atedimento via WhatsApp; 3. Atendimento exclusivo e em grupo por videoconferência pela plataforma Goole/Meet. (Acesse aqui)

Quem é o responsável técnico pela Capacitação?

Renato Santos Chaves. Mestre em Gestão Pública; Bacharel em Direito; Bacharel em Ciências Contábeis; Especialista em Direito Constitucional; Especialista em Auditoria e Controladoria: Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Qualquer dúvida entre em contato: e-mail contato@contas.cnt.br ou via WhatsApp

Professor Renato Santos Chaves

Contratações Pública_Lei 14.133_2021_Renato Santos Chaves

Mestre em Gestão Pública (UFPI); Especialista em Direito Constitucional e Controles na Administração Pública (UFPI/TCE-PI); Especialista em Auditoria e Controladoria (Unama); Bacharel em Direito (UFPI); Bacharel em Ciências Contábeis (UFPA).

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU); ex-Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU).

Autor do livro Auditoria e Controladoria no Setor Público – fortalecimento dos controles internos (Juruá Editora).

Conteudista do Curso Controles na Administração Pública oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa, Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU).

Auditoria em Licitações e Contratos
Governança em Licitações e Contratos

Lei 14.133/2021 – Licitações e Contratos Administrativos (por Títulos)