Gestão Pública é a condução de processos organizacionais com vistas ao planejamento, execução, direção e controle das ações governamentais (políticas públicas) afetas aos organismos governamentais.
A gestão pública deve primar pela eficiência e eficácia na condução das ações governamentais, bem como assegurar constantemente transparência, prestação de contas e responsabilidade (accountability) dessas ações.
São funções da gestão:
a) implementar programas;
b) garantir a conformidade com as regulamentações;
c) revisar e reportar o progresso das ações;
d) garantir a eficiência administrativa;
e) manter a comunicação com as partes interessadas; e
f) avaliar o desempenho e aprender.
Governança Pública é ação superior de direcionar, monitorar e avaliar as estratégias das organizações de modo que estas cumpram com eficácia e eficiência as ações governamentais (políticas públicas) sob sua responsabilidade.
São funções da governança:
a) definir o direcionamento estratégico;
b) supervisionar a gestão;
c) envolver as partes interessadas;
d) gerenciar riscos estratégicos;
e) gerenciar conflitos internos;
f) auditar e avaliar o sistema de gestão e controle; e
g) promover a accountabillity (prestação de contas e responsabilidade) e a transparência.
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