Gestão Pública

Gestão Pública é a condução de processos organizacionais com vistas ao planejamento, execução, direção e controle das ações governamentais (políticas públicas) afetas aos organismos governamentais.

A gestão pública deve primar pela eficiência e eficácia na condução das ações governamentais, bem como assegurar constantemente transparência, prestação de contas e responsabilidade (accountability) dessas ações.

São funções da gestão:

a) implementar programas;

b) garantir a conformidade com as regulamentações;

c) revisar e reportar o progresso das ações;

d) garantir a eficiência administrativa;

e) manter a comunicação com as partes interessadas; e

f) avaliar o desempenho e aprender.


Governança Pública é ação superior de direcionar, monitorar e avaliar as estratégias das organizações de modo que estas cumpram com eficácia e eficiência as ações governamentais (políticas públicas) sob sua responsabilidade.

São funções da governança:

a) definir o direcionamento estratégico;

b) supervisionar a gestão;

c) envolver as partes interessadas;

d) gerenciar riscos estratégicos;

e) gerenciar conflitos internos;

f) auditar e avaliar o sistema de gestão e controle; e

g) promover a accountabillity (prestação de contas e responsabilidade) e a transparência.


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