Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC): resolução de questão da Fundação Carlos Chagas (FCC) – Contabilidade Básica # Aula 2

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica as saídas e entradas de dinheiro no caixa e equivalentes de caixa durante o exercício financeiro.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa é exigida pelo inciso IV, do art. 176 da Lei 6.404/76 (Lei 11.638/2007).

Essa demonstração indicará as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se, no mínimo, em três fluxos:

I – das operações

II – dos financiamentos

III – dos investimentos

Na Videoaula 1  nós apresentamos os conceitos básicos de fluxo de caixa e ao final comentamos uma questão cobrada no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

Nesta oportunidade fazemos uma breve revisão sobre os conceitos básicos de Fluxo de Caixa e partimos para a resolução de uma questão de concurso público produzido pela banca examinadora da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Trata-se da questão de Contabilidade Geral cobrada na prova para provimento de vagas do cargo de Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda de Pernambuco, aplicada em 2014, sobre o tema Demonstração dos Fluxos de Caixa.

As questões de concursos públicos sobre o tema Fluxo de Caixa, elaboradas pela banca Fundação Carlos Chagas (FCC), dentro da disciplina Contabilidade Geral, são muito bem elaboradas e exigem um conhecimento aprofundado do candidato.

O tema Demonstração dos Fluxos de Caixa é abordado com profundidade no nosso Curso Contabilidade Básica, no qual abordamos aspectos conceituais sobre a DFC, bem como macetes para se resolver questões desse nível, abordando aspectos práticos visando a resolução de questões de concursos públicos e do Exame de Suficiência. 

Para acessar o Curso Contabilidade Básica clique AQUI.

Na videoaula abaixo, apresentamos a resolução da questão cobrada no Concurso de Auditor Fiscal da Sefaz/PE (2014).

Para acompanhar a resolução, acesse o arquivo abaixo do vídeo  contendo a questão em pdf.

Inscreva-se na nossa lista para receber novidades sobre o tema Contabilidade Básica, Contabilidade Pública e outros afins.


 

Questão n. 51 – Concurso Auditor Fiscal da Sefaz/PE (2014) – Fundação Carlos Chagas (FCC)


Links úteis:

>> Aula 1 – Demonstração dos Fluxos de Caixa [Contabilidade Básica]

>> Curso Contabilidade Básica

Renato Santos Chaves

Mantenha-se atualizado!

Insira o seu melhor email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do site!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

4 Comentários


  1. Boa noite,
    Prof. Renato Chaves no caso do setor público que não se elabora a DRE como montarmos a DFC pois vi pela sua aula 1 sobre DFC, que pega dados do BP e da DRE.
    att. Raimundo


    1. Prezado Raimundo,
      A DFC no Setor Público, segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) deve ser elaborada pelo “método direto”.
      No setor privado, considerando “questões de concurso público”, utilizamos o “método indireto” para identificar os fluxos operacionais, de investimentos e de financiamentos.

      Abcs,
      Renato Chaves


    1. Prezado Angelo,

      A DFC faz parte do curso Contabilidade Básica. Inscreva-se na nossa lista que em breve abriremos as inscrições para o curso.

Comentários encerrados.