Painel de Referência em Auditoria Governamental

Curso Contabilidade Pública

Auditoria Governamental na prática

Painel de referência em Auditoria Governamental é uma reunião de pessoas de reconhecida experiência no tema auditado (objeto de auditoria) com o objetivo de debater e opinar sobre a matéria examinada, indicando os pontos essenciais a serem investigados.

Consiste no momento em que a equipe de auditoria reúne especialistas ou gestores da área auditada para apresentar o trabalho com o objetivo de colher sugestões para aprimorá-lo.

O painel de referência, técnica comumente utilizada em auditorias operacionais ou de conformidade, pode ocorrer ao final da fase de planejamento (Matriz de Planejamento) ou ao final da fase de execução (Matriz de Achados).

Quando o painel de referência é aplicado ao final da fase de planejamento, o objetivo principal é verificar se o foco dos exames recai sobre as questões mais relevantes e se o método proposto é suficiente para chegar às conclusões pretendidas.

Já ao final da fase de execução, o objetivo primordial é verificar a qualidade das evidências, a coerência das conclusões e a pertinência das propostas inseridas na Matriz de Achados.   

No vídeo a seguir apresentamos o assunto que foi debatido no painel de referência de uma auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Programa Saneamento para Todos (SPT).

O objetivo da auditoria operacional foi verificar se os recursos do Programa Saneamento para Todos, no período de 2012 a 2019, foram aplicados em ações de água e de esgotamento sanitário de forma otimizada e em atendimento às diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Saneamento Básico (PNSB) e no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).  

Painel de Referência em Auditoria Governamental

Renato Santos Chaves

Fonte: TCU – Portaria-Segecex 15, de 30/7/2013.

Para assistir ao Painel de Referência do Programa Saneamento para Todos clique aqui

Mais Notícias

Encaminhe uma mensagem

× Olá! Como posso te ajudar?