TCU divulga os Princípios Fundamentais de Auditoria

O Tribunal de Contas da União apresenta à sociedade a tradução do nível 3 das Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI), desenvolvidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI).

As normas de nível 3 abrangem os princípios fundamentais de auditoria do setor público (ISSAI 100), de auditoria financeira (ISSAI 200), de auditoria operacional (ISSAI 300) e de auditoria de conformidade (ISSAI 400).

A ISSAI 100 estabelece os princípios fundamentais aplicáveis a todos os trabalhos de auditoria do setor público, independentemente do contexto da auditoria, que devem ser observados quando da sua execução.

As ISSAIs 200, 300 e 400, tratam especificamente dos princípios fundamentais associados aos três tipos de auditoria e abrangem as particularidades inerentes a cada trabalho e seu escopo de realização.

Essas normas constituem marco essencial para a credibilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público. São a base comum e indispensável sobre a qual a função de auditoria deve avançar e inovar.

O objetivo do TCU, ao divulgar esses documentos, é o de disseminar, no Brasil e nos países de língua portuguesa, os padrões internacionalmente aceitos para auditorias governamentais, de modo a apoiar os profissionais dedicados à nobre tarefa de fiscalizar o uso de recursos públicos em benefício de toda sociedade.

Aroldo Cedraz
Presidente do Tribunal de Contas da União

Clique AQUI para ter acesso às Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – Princípios Fundamentais de Auditoria (nível 3)

Conheça o Curso Auditoria Governamental

Mantenha-se atualizado!

Insira o seu melhor email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do site!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!