Matemática Financeira: Juros Simples e Montante

Juros Simples e Montante são assuntos básicos da Matemática Financeira. A partir desse aprendizado inicial, é possível dominar os demais assuntos estudados na disciplina.

O Exame de Suficiência em Contabilidade, por exemplo, solicita conhecimentos em juros simples e compostos; taxa nominal, proporcional, efetiva e equivalente; descontos comercial e racional; séries de pagamentos; correção monetária e inflação; sistema de amortização (Price, SAC e SACRE) e Análise de Investimentos.

É necessário compreender como se chega ao resultado dos juros pagos ou recebidos, a partir da movimentação de determinado valor denominado capital.

Juro pode ser entendido como sendo o custo do crédito ou a remuneração do capital aplicado. É o pagamento pelo uso de poder aquisitivo por um determinado período de tempo.

Já a taxa de juros mede o custo da unidade de capital no período. Quando o regime é de juros simples, a remuneração pelo capital inicial aplicado (também chamado de principal) é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação.

O montante de um capital é definido como sendo a soma do juro mais o capital inicial.

São necessários, nessa fase inicial, compreender como se comportam as variáveis que apararem em Matemática Financeira, quais sejam, i) Capital (c); ii) Taxa de Juros (i); Período (n).

A taxa de juros, por exemplo, pode ser representada na forma percentual (12%) ou unitária (0,12). Deve-se atentar para a relação entre a taxa de juros (12% ao ano) e o período (tempo) da transação financeira que deve corresponder à taxa. No caso aqui o período deve ser em anos.

Para compreender melhor tudo que foi até dito aqui, assista à videoaula abaixo, que gravei para fortalecer seu conhecimento em Matemática Financeira especificamente no assunto juros simples e montante. Em breve disponibilizarei uma videoaula sobre juros compostos.

E se você está se preparando para o Exame de Suficiência, confira as questões resolvidas no âmbito do nosso curso online. Clique AQUI.

Renato Chaves

 SetasExame Suficiencia.fw

Insira o seu endereço de email para receber gratuitamente informações sobre o Exame de Suficiência!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!