Comentários à prova do Exame de Suficiência 2016.1

Exame Suficiencia.fw

A primeira prova do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade do ano 2016 (Exame de Suficiência 2016.1), ocorreu no domingo, 10/4/2016. Inscreveram-se para o exame 48.037 bacharéis em Ciências Contábeis.

A prova foi bem subdividida com destaque para Contabilidade Geral (21 questões), Contabilidade de Custos (3 questões), Contabilidade Aplicada ao Setor Público (3 questões), Contabilidade Gerencial (4 questões), Auditoria Contábil (3 questões), Perícia Contábil (3 questões).

Detalhe interessante é a quantidade de questões de Contabilidade Geral que perfaz 42% do total da prova. Atenção especial deve ser dispensada a essa disciplina pelo aluno. Uma boa indicação de aprovação no exame é acertar pelo menos 16 questões, aproximadamente 80% de Contabilidade Geral.

Veja a quantidade dos seus acertos nesta disciplina. Um percentual menor que 80% poderá ser um indício de que precisa aprofundar conhecimento nesta matéria. A estatística é primordial na sua estratégia de estudo.

eficiencia

Especificamente quanto a Contabilidade Geral, as questões foram tranquilas, objetivas, sem maiores problemas.

A primeira questão tratou da identificação do fato contábil e seu respectivo registro no Balanço Patrimonial. A segunda tratou de identificar o valor de Salários a Pagar, o que deveriam ser deduzidas as rubricas de INSS – parte do empregado e Vale-transporte – parte do empregado.

A questão três tratou da clássica Reserva Legal, assunto muito bem abordado no nosso Curso Contabilidade Geral. Na sequência, a questão quatro abordou aspectos do reconhecimento da receita. A quinta questão tratou do Lucro Bruto, no âmbito do assunto Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), cujo resultado é R$ 55.125,00 (letra C).

A questão  seis explorou conhecimento da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), também muito comentada aqui no site (videoaulas) e no já mencionado Curso Contabilidade Geral. A questão sete trata da contabilização do ICMS. Veja aula específica aqui. A oitava questão trata das Operações de Arrendamento Mercantil. Gravei uma aula específica com dicas sobre esse tema. Acompanhe aqui.

A nona questão cobra conhecimento sobre o Regime de Competência na clássica contabilização do prêmio de seguros. Já a décima questão trata da também clássica depreciação pelo método linear. Os assuntos de ambas questões são muito bem  esclarecidas no nosso Curso Contabilidade Geral.

As demais questões, de 11 a 21, trataram de Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Investimentos, Controle de Estoques (Média Ponderada Móvel), Notas Explicativas, Custo das Mercadorias Vendidas, Custo de aquisição dos Estoques e Lucro Bruto.

25

Em resumo as questões de Contabilidade Geral foram bem tranquilas. Nosso Curso de Resolução de Questões do Exame de Suficiência demonstrou a resolução de mais de 95% dessa prova, com questões semelhantes passadas.

O segredo é gerenciar bem o tempo, ter foco no estudo das disciplinas mais cobradas,  resolver questões e visualizar a resolução das mesmas para perceber o modo mais rápido e eficiente de se chegar ao resultado correto.

Então! Se você conseguiu sua aprovação, parabéns. Se você não conseguiu, bola pra frente! Aqui no Contas.cnt você encontra muitas dicas de resolução de questões, todas em vídeo para melhor compreensão do assunto. Se já está planejando seus estudos para o Exame de Suficiência 2016.2, prepare-se com o Curso Contabilidade Geral e/ou o Curso de Resolução de Questões do Exame de Suficiência.

Em breve disponibilizarei a resolução de algumas questões do Exame de Suficiência 2016.1, em vídeo!

Renato Santos Chaves

Setas

Exame Suficiencia.fw

Mantenha-se atualizado!

Insira o seu melhor email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do site!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

6 Comentários


  1. o material sera entregue em quantos dias apos o pag?


    1. Prezada Valéria,
      Após o pagamento do curso de resolução de questões do Exame de Suficiência você terá acesso à plataforma online onde os vídeos das resoluções estão disponíveis.
      Não há entrega de material físico. Você terá acesso, para o curso 2016.2 até 30/11/2016.
      O período para liberação é o seguinte: 1) cartão de crédito: imediato (poucos minutos); 2) boleto: em até 48 horas após o pagamento.
      Link para inscrição no curso: http://www.contas.cnt.br/cursos-ead/exame-de-suficiencia-cfc/
      Att,
      Renato Chaves


  2. BOA TARDE, QUANDO IRÁ ABRIR AS INSCRIÇÕES?


  3. Vou começar a estudar com vocês.

Comentários encerrados.